No último dia do festival, pelo meio-dia de domingo, dia 28 de Novembro, o ator Ângelo Torres assumirá o papel de contador de histórias. De acordo com as tradições africanas, o contador irá procurar, com recurso à história oral, preservar e transmitir conhecimentos, canções e mitos da nossa ilha. Além das histórias, as ruas do Concelho da Ponta do Sol serão o palco para um despique entre o contador e o Grupo de Folclore da Casa do Povo de Gaula, naquela que promete ser uma celebração única da nossa cultura e música tradicional.

Ângelo Torres é um ator são-tomense nascido na Guiné Equatorial em 1968. Formado em representação pela Escola Profissional de Artes e Ofícios do Espetáculo, Chapitô em Lisboa, apresenta já um extenso e invejável currículo, sendo uma presença habitual nas ficções nacionais. Além de uma prolífica carreira na televisão, onde interpretou um misto de papéis dramáticos e humorísticos em algumas das séries e telenovelas portuguesas de maior sucesso da última década, Ângelo Torres não é nenhum estranho aos palcos portugueses, tendo já participado em várias produções, nalguns dos mais emblemáticos teatros portugueses.
O Grupo de Folclore da Casa do Povo de Gaula, fundado a 16 de setembro de 1978, dia da Festa da Senhora da Luz, é composto por cerca de cinquenta elementos com idades compreendidas entre os 4 e os 69 anos (predominância etária entre os 15 e 30). O seu objetivo principal passa por divulgar as tradições da sua terra, através das canções, danças, trajes e da reconstituição de costumes e atividades perdidas ao longo das últimas décadas. Além de atuações diárias, em unidades hoteleiras e restauração, e participações em festas religiosas e sazonais, o grupo é ainda responsável pela realização de diversos intercâmbios culturais com grupos de folclore de Portugal Continental e ilhas dos Açores.

Angelo Torres

Ângelo Torres é um ator são-tomense nascido na Guiné Equatorial em 1968. Formou-se em representação pela Escola Profissional de Artes e Ofícios do Espetáculo,...

Mais informação