“A Arte, a ciência, as novas tecnologias, o social, a ética – Ciclo de Encontros Extravagantes”. É assim que se chama o ciclo de encontros integrados no projeto Ponta do Sol Colectivo e que pretende proporcionar um debate sobre diversas temáticas aproveitando a vinda à região de especialistas na área.
O primeiro Encontro Extravagante aconteceu com Caetano Brasil. Artista gráfico responsável pelo departamento de Computação Gráfica da PSA Peugeot-Citroen do Brasil, que conta com mais de 20 anos de experiência na área do 3D.
Rui Frati foi outro convidado. Mentor e diretor do Teatro do Oprimido, em Paris, têm sido um dos principais impulsionadores e pensadores das artes cénicas a nível mundial. A iniciativa decorreu na Estalagem da Ponta do Sol, onde Rui Frati abordou o método de Augusto Boal e do Teatro-Fórum, e dos desafios desta arte de palco numa sociedade europeia em plena convulsão.
A Associação Travessias, pelo percurso e vocação internacional dos seus membros fundadores, possui uma vasta rede de relações nas áreas da cultura, da ciência, das novas tecnologias, do social, da ética, etc.
Sempre com o espírito de levar a ilha ao mundo e trazer o mundo à ilha pretendemos retomar este encontro entre profissionais de fora e residentes na ilha da Madeira, permitindo-lhes assim uma troca de experiências humanas entre profissionais das diversas áreas.
Sempre que venha alguém de interesse e altamente capacitado visitar a ilha propomos que partilhe a sua experiência com o público interessado. Não se trata de workshops ou aulas magnas mas de uma conversa sobre o percurso dessa pessoa, como chegou lá ? Quais foram as influências marcantes, as referências estéticas e éticas..
Esses encontros serão filmados e depois colocados em linha na plataforma, redes sócias e blogs nossos e dos nossos parceiros.
Aproveitamos a presença dos nossos convidados para o Festival Travessuras culturais para recomeçarmos.

Dominique Dreyfus

Dominique Dreyfus é uma artista e jornalista francesa e uma das principais historiadoras de música brasileira. Doutora de estado em civilização brasileira pela Universidade...

Mais informação

Angelo Torres

Ângelo Torres é um ator são-tomense nascido na Guiné Equatorial em 1968. Formou-se em representação pela Escola Profissional de Artes e Ofícios do Espetáculo,...

Mais informação